__________

_Faculdade_____Estágio

_______

__Projetos _____Quem Sou

Estágio no Jornal Minuano

E então, após atuar como estagiária de assessoria em comunicação durante um ano, senti a necessidade de renovar e aprender coisas novas, chegando ao meu destino atual, o Jornal Minuano. Em funcionamento há mais de 25 anos, o veículo de comunicação sempre fez parte do meu dia-a-dia, desde a elaboração das palavras cruzadas quando pequena até a faculdade, onde pude publicar nele meus materiais produzidos para a comunidade de Bagé. 

Aqui, registro minha rotina como estagiária em reportagem, na sala de redação.




Uma das minhas coisas favoritas é atuar nos bastidores, o que se encaixou perfeitamente com a solicitação do Jornalista Yuri Cougo para auxiliá-lo na gravação do JM No Ar. O programa é veiculado às redes sociais do jornal na noite anterior da edição impressa, com destaques que serão encontrados na mesma. Todas as segundas, quartas e sextas, faço a gravação do material, trabalhando com a dinamicidade da câmera e controle do cenário. Abaixo, insiro alguns registros feitos pela Jornalista Giovana Oliveira e o colega Mário Pereira.



Já na minha primeira semana de estágio, tive a oportunidade de atuar na cobertura eleitoral do ano de 2022. Na rotina, contabilizada por dois domingos de intensa atuação, realizei entrevistas com candidatos, juízes e população bageense no geral, além de registrar momentos importantes do processo através de fotos e vídeos vinculados as redes sociais do jornal. Após o fim do período de votação, elaborei matérias sobre o percentual de votação em cidades vizinhas, que foram para a edição impressa do veículo.



Um dos papeis principais em que exerço no meu estágio no Jornal Minuano seria o da reportagem. Através dela, tenho a possibilidade de contar histórias e acontecimentos da região para mais de 2 mil assinantes. No pouco tempo em que estou no veículo, já tive oportunidade de contar sobre fatos que me marcaram para o resto da vida.


Isaac de Brito

Isaac de Brito é um menino de 5 anos que sofre de Leucemia Linfoide Aguda, conhecida como LLA. Sua mãe, Elisângela, na qual tive a honra de entrevistar, relatou toda história do menino e como a família tem se mantido para custear o tratamento.

Foi uma conversa que durou dois dias, e me comovi junto da mãe que lembra com clareza os dias e horários de cada etapa que seu filho mais novo percorreu até hoje em dia. Foram três laudas no virtual e uma página inteira no impresso, que pode ser conferido clicando aqui.

Elaine Vieira dos Santos

Entrevistá-la neste período me trouxe muitas memórias da disciplina de História do Jornalismo, pois Elaine nasceu antes mesmo da criação da Televisão e da chegada do rádio no Brasil.

Vaidosa e gremista com muito amor, a matriarca de 106 anos conversou comigo sobre sua juventude e como é chegar num período da vida em que tão poucas pessoas chegam. A matéria pode ser acessada clicando aqui.

Horta na Escola Luiz Mércio

Outra matéria que adorei produzir foi a da horta construída na escola Luiz Mércio em parceria com o Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal. Devido a pautas mais factuais, foi adiado por duas semanas a publicação da reportagem, mas valeu muito a pena. 

Nas redes sociais a novidade fez muito sucesso, contando com mais de 300 comentários na publicação do Facebook, além de resgatar memórias dos antigos estudantes. A matéria pode ser conferida clicando aqui.


12 Quadras de Beach Tennis

A matéria em sí é obvia: a construção de um empreendimento que terá 12 quadras para esportes na areia. Mas, o que me motivou a colocá-la aqui, foi a investigação que realizei antes da produção.

Apenas com uma foto da construção ao lado do CRD do Detran na Visconde Ribeiro, e após várias ligações que me direcionavam à outras pessoas, cheguei ao contato de Fernando, dono do empreendimento. A matéria também fez sucesso nas redes sociais e pode ser lida aqui.

Pesquisa sobre poluição Sonora

Outra grande surpresa que tive dentro da sala de redação foi após a publicação de um projeto integrador sobre poluição sonora, onde constatou que 88,4% das pessoas defendem uma fiscalização mais rígida sobre o assunto, recebemos um release do Governo Municipal que propõe uma ação conjunta a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa para inibir o problema recorrente no trânsito de Bagé. Leia a pesquisa aqui.



E por fim, fiz uma "coletânea" de algumas matérias que realizei que pegaram capa da edição. :)


You Might Also Like

0 comentários